AROMATERAPIA: OS ÓLEOS SAGRADOS

28 dez


A aromaterapia é a arte e a ciência de proporcionar bem estar físico, mental e emocional através da utilização de óleos essenciais puros.

Para os cristãos, Jesus é considerado o Messias, que veio ao mundo com seu amor e bondade para livrar todos os homens de seus pecados. A data do seu nascimento, o Natal, é comemorada na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro. Muitas pessoas se reúnem em família para lembrar Jesus, seus ensinamentos e sua prova de amor pela humanidade. Também é uma época em que as pessoas se sentem tocadas pelo espírito do Natal e realizam boas ações e ajudam aos outros. O Natal é sempre uma data muito especial, simbolizado pelas trocas de presentes entre amigos e familiares.

Diz a tradição cristã que, na época do Natal, uma estrela de grande brilho surgiu no céu, indicando a todos o local onde nasceria o Messias. A estrela de Belém com sua luz guiou os três Reis Magos até o local que abrigava Maria, José e o menino Jesus. E montados em seus camelos, esses três reis atravessaram grandes desertos, e chegaram à Judéia. Cada um deles se ajoelhou e ofereceu um presente. Balthasar saudou o menino com ouro, símbolo da realeza. Gaspar trouxe incenso de olíbano, utilizado para louvar aos deuses. E Belquior ofereceu mirra, uma resina usada para perfumar e embalsamar.

A aromaterapia estava presente lá no nascimento de Jesus através da Mirra e do Olíbano, que são considerados óleos sagrados. O Olíbano representado pela espiritualidade e a Mirra pela imortalidade. Quando utilizamos esses óleos resgatamos a memória de 2000 mil anos atrás.

Um pouco mais sobre esses dois óleos:

A palavra MIRRA origina-se do hebraico maror ou murr, que significa “amargo”. É uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, nasce em solo árido. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mirra). Os óleos etéreos mais frequentemente encontrados são Commiphora molmol e Commiphora mirra, enquanto o óleo de Commiphora erythraea, denominada de Mirra doce ou Opopanax, raramente é comercializado, possuindo um aroma adocicado, muito agradável em perfumes. (Manual Prático de Aromaterapia – Hermann N. A. Ulrich)

A mirra aprofunda os estados meditativos fazendo uma conexão entre o espiritual e o material, trazendo paz interior.

Qualidade Energética: YANG

No físico ajuda nas infecções e inflamações da pele, pele desvitalizada e seca tosses, bronquite, resfriados, estimula o apetite.

No emocional ajuda em estados de estagnação, quem está sem objetivo na vida, pessoas que se sentem deslocadas, não acham um lugar na Terra. Ajuda a controlar os vícios, trabalha processos obsessivos. Bom também para limpeza de energias negativas.

Contra Indicações: respeite os limites de segurança, não é aconselhável para hipotensos (pressão baixa) e durante a gravidez.

Sinergia para ajudar a controlar vícios: Mirra + Gerânio + Mentha

O OLÍBANO, também conhecido como franquincenso, é uma resina aromática muito usada na perfumaria e fabricação de incensos, obtido de árvores africanas e asiáticas do gênero Boswellia. Seu nome franquincenso é provavelmente devido ao fato de ter sido re-introduzido na Europa pelos Francos, já olíbano é derivado do árabe al-lubán (“o leite”), em referência à seiva leitosa que sai ao golpear a árvore de olíbano. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mirra). O olíbano é usado em ritos religiosos, é chamado de Pai Protetor.

Qualidade Energética: YIN

Sinergia para limpeza e proteção de ambientes: Olíbano + Cravo + Lavandim

Caminho: shttp://solangelima.net/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s